BLOG DO AGRUPAMENTO 449 - SANTISSIMO SACRAMENTO, PORTO
Quinta-feira, 2 de Agosto de 2007
Um ACANAC visto por quem está de fora...
A minha história com os ACANAC's não é lá muito famosa..

Apesar de ter participado no meu primeiro ACANAC, ainda antes de ser escuteiro (no XVII ACANAC, em Bagunte - Vila do Conde) por intermédio do meu Padrinho, que fazia parte do Staff do campo da IV, nunca estive em nenhum de lenço ao peito...

Nos mais de 14 anos que levo de escutismo já se fizeram 3 ACANAC's: 1997, 2002 e 2007...

Não pude estar em nenhum por motivos completamente dispares...

1997 - O 449 não participou e só o Clã esteve presente na actividade... para meu azar, só passei para os minhocas dois meses depois... Perdi a única oportunidade de participar num ACANAC como elemento!!

2002 - Na altura, no primeiro ano de CIL, não podia acompanhar a secção por termos excesso de animadores... como também não estava a ter um aproveitamento lá muito famoso nos estudos, a minha participação no XX ACANAC resumiu-se a levar e trazer o material do campo...

2007 - Um azar nunca vem só!! Como se não bastasse o castigo de ser privado de estar no ACANAC com a secção na qual trabalhei durante o ano (agora ia mesmo com eles, já que sou o Chefe do Grupo), ainda tenho que trabalhar durante estes dias... Os verdadeiros "Ossos do Ofício"... Para variar, a minha participação limita-se a... levar o material para o campo!!

Com este palmarés (ou a falta dele) em ACANAC's, a minha visão destas actividades é a de quem está a "sofrer"  do lado de fora...

A verdade é que, apesar de nunca ter participado em nenhum, de lenço ao peito, consegui perceber o porquê de toda a gente ficar tão ansiosa por estas actividades, só por recolher os testemunhos daqueles que lá estiveram...

Não é pelas actividades em si, que nestes grandes acampamentos costumam ser bem fraquinhas (pelo menos para nós do Santíssimo), não é pela (des)organização geral, nem sequer pela alimentação, que falha mais vezes do que acerta...

Aquilo que torna os ACANAC's únicos é o convivio entre escuteiros dos mais variados pontos do pais...

Quando as actividades dão barraca, o que vai safando são os novos amigos que se fazem, os contactos que se arranjam, as novas musicas que se aprendem, etc...

As grandes actividades são o local onde a fraternidade escutista atinge o seu pico máximo...

É por isso que, mesmo sabendo que em Idanha-a-Nova vai estar um calor quase insuportável, que as actividades vão dar barraca, que o pó vai transformar as nossas criancinhas em autênticos mineiros de carvão e que as noites vão ser impossíveis por causa do calor nas tendas, eu continuo cheio de pena por não poder estar presente...

Para aqueles pais que, depois deste meu post, já têm o carro a trabalhar pronto a resgatar o vosso rebento das garras do ACANAC, só vos posso dizer uma coisa: Desliguem o carro!!

Apesar da vossa preocupação, eles estão lá porque gostam, porque quiseram e porque, bem lá no fundo, têm consciência que esta experiência os fará crescer em todos os sentidos!! Ninguém volta para casa o mesmo depois de passar uma semana no meio da natureza a conviver com outros milhares de escuteiros...

Garanto-vos que os vossos filhos vão chegar a casa todos sujinhos, sem uma única peça de roupa lavada (provavelmente até deixarão algumas no campo), completamente estourados e... com um sorriso do tamanho do mundo...

Desenganem-se se acham que esse sorriso é por vos voltarem a ver (desculpem lá tirar-vos essa esperança)... O sorriso que eles vão trazer de Idanha é o sorriso de quem sente que a semana que está a terminar vai perdurar nas suas memórias até serem velhinhos...

Dentro de algum tempo, até as coisas "menos boas" vão ser motivo de conversas animadas enquanto recordam o ACANAC...

Têm dúvidas e ainda não desligaram o carro?!

Então na próxima 2ª feira lá estaremos no Santíssimo para ver se eu não tenho razão...

Estafeta


publicado por 449cne às 21:43
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Anónimo a 7 de Agosto de 2007 às 00:08
Olá Miguel,

Acabei de chegar do famoso ACANAC, o meu primeiro(nunca é tarde)
Realmente o Sorriso na carinha dos miudos faz ultrapassar o cansaço.

Beijos
Laura (Balú da Alcateia 37, a melhor do mundo)


De fabio (agrup.7 ermesinde) a 13 de Agosto de 2007 às 15:04
boas, eu sei um pouco do q sentes, pois este Acanac ia ser o meu primeiro Acanac, a grande actividade para a qual trabalhei que me fartei, tive chatisses grossas por passar a vida na sede em vez de partilhar uns fins de semana com os meus pais, tinha tudo pago e moscila feita e a 3 dias do grande ACANAC fiquei com varicela...o acanac para mim resumiu se a uma visita de 1 hora no domingo...


Fabio agrupamento 7 Ermesinde Grupo pioneiro 30...


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


posts recentes

Jota Joti 2013 - De que é...

Super Gri-gri Jota 2012

Mundo do Alladin Joti 201...

Mundo Feliz JOTI 2012

FOGO DE CONSELHO SANTISSI...

"O Mundo Debaixo de Água ...

Mundo do Perry - JOTI 201...

A minha visita

DE QUE TAMANHO É O TEU MU...

Mundo Camaleão

arquivos

Outubro 2013

Outubro 2012

Abril 2009

Dezembro 2008

Outubro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

tags

todas as tags

favoritos

Um ACANAC visto por quem ...

Escutismo - Importante Pe...

Uma mensagem de Baden Pow...

Abertura Oficial

links
blogs SAPO
subscrever feeds